quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Saresp 2009: A culpa é da Embratel

Ah, bom, então tá explicado o motivo de milhares de professores, fiscais e o mundo terem tentado ontem (e hoje) ligar para o serviço de atendimento do SARESP 2009 - 0800-7273112, sem obter sucesso. A coisa só dava ocupado ou simplesmente ninguém atendia as chamadas.

A razão do fracasso é límpida: a Embratel confundiu quantidade de chamadas em aluvião com uma invasão de hackers alucinados para acabar com o sistema. Não, senhoras e senhores, o caos telefônico nada tem a ver com um número insuficiente de humanos atendentes do outro lado da linha; nem com a fraca logística implantada que não previu que todos ligariam ao mesmo tempo para dar os relatórios das provas, reclamar de problemas gráficos diversos, informar falta de fiscais etc. (ver textos imediatamente anteriores e acompanhe). A culpa é da Embratel.

Agradecemos à Professora Marisa que nos comentou o seguinte, em 18/11/2009, às 11:42:00:
NaMaria,
já te mandamos por email a situação que estamos passando com o 0800 do Saresp que jamais funciona. Ontem ficamos passando os resultados até tarde da noite. Hoje a confusão continua porque os problemas nas provas também continuam aparecendo a cada instante. Hoje tem matemática mas nem queira imaginar o que estamos passando! Então como falaremos com o CAED se o 0800 não funciona? Nem adianta insistir na FDE pois o problema é do CAED.

Hoje saiu esta notícia aqui de nossa região

Voce acredita numa coisa dessas? Claro que a Embratel desmentiu com razão. Será que sempre seremos tratados como idiotas?
A culpa de não terem disponibilizado atendentes em número suficiente para o Saresp é da Embratel sabia? Foi coisa de hacker!!!! O blecaute foi coisa de hacker!!! O Saresp é coisa de hacker!!!!!

A culpa de ter tantos alunos na rede é de quem? É nossa.
A culpa de querer fazer um serviço bem feito é de quem? Só pode ser nossa.
A culpa dos chefes não terem se preparado para o volume de inscritos no Saresp é de quem? Só pode ser nossa também.
A culpa da gráfica ter atrasado e agora ter grampeado as provas tudo errado é de quem? Nossa.

Está certa a colega que disse que a corda arrebenta sempre no nosso lado pois somos mais fracos. A culpa de tudo é nossa. Agradecemos o apoio do blog de vocês.
Saresp? Nunca mais!!!!!!!


De acordo com o link do JCNET passado pela professora, a assessoria de imprensa da Secretaria da Educação diz o seguinte:
Foi um 'boom' no sistema e, por precaução, a Embratel decidiu derrubar, mas depois fez a conexão com o Caed, que disse que era normal. (...) Como é um exame imenso e, quando acabou, todo mundo resolveu ligar, a Embratel pensou que fosse um ataque de hacker e derrubou o sistema.

O Sr. Manuel Palácios, coordenador do CAED para o SARESP confirma que tudo parou por 30 minutos, mas depois ficou uma beleza:
De fato, pela manhã, chegou a ser suspenso o serviço por conta de uma atitude automática dos sistemas da Embratel diante de um acúmulo de chamadas em um determinado momento, que eles diagnosticaram como um ataque de hackers.
Ainda segundo Palácios, a Embratel se equivocou e
não desativou como deveria o seu sistema de proteção contra invasores. Ela deveria ter desativado essa proteção.

Já a Embratel diz o seguinte:
A Embratel é responsável pela prestação do serviço de 0800. A Embratel não é responsável pelo atendimento das ligações. Com a prestação do serviço de 0800 da Embratel não há problema algum. Se houve qualquer falha no atendimento, não compete a gente.
Então tá, então.

PS - Quando acabar o Seminário Paulista de Formação de Professores da Educação Básica, onde estamos, voltaremos com notícias.

PS2 - Novos comentários sobre o SARESP 2009? Aqui tem. São bastante elucidativos.

13 comentários:

  1. Gisela Ap. Rocha Dória19 de nov. de 2009, 12:54:00

    Namaria mais informações sobre as confusões do Saresp - NACIONAL
    quarta-feira, 18 de novembro de 2009, Aplicação do Saresp começa confusa em Araraquara (SP)
    Richard Selestrino
    da APJ

    O primeiro dia do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) começou com muita confusão em seis escolas de Araraquara. A prova de Português, aplicada ontem a mais de 20 mil estudantes da cidade, veio no mesmo envelope da avaliação de Geografia, marcada para amanhã. O Estado nega prejuízos ao processo e manteve a realização das provas na cidade. Só as de Geografia serão substituídas.

    O problema foi identificado por aplicadores das avaliações. Ao abrirem os envelopes, que são mantidos lacrados até a distribuição em sala de aula, eles encontraram as avaliações de Geografia junto, que foram empacotadas erroneamente. O caso foi levado por, ao menos, diretores de seis escolas da cidade à Diretoria Regional de Ensino. O departamento levou a situação ao conhecimento da Secretaria de Estado da Educação, que recomendou que as avaliações fossem guardadas.
    Um grande beijo Gigi.
    Gisela Ap. Rocha Dória
    gigiadoria@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. My Lady,

    Um dia, quando o desastre tucano em SP for uma página sempre lembrada da história, uma estátua sua terá de ser erguida em um lugar de honra, como justa homenagem ao trabalho em defesa da educação que você tem feito.

    De seu fã,


    Galahad

    ResponderExcluir
  3. NaMaria, parabéns pelo serviço de utilidade pública que vc presta. Não sei o porquê, mas não vi praticamente nenhuma repercussão sobre esse caso. Estranho, neh? Acho que nesse mato tem coelho.

    ResponderExcluir
  4. Para quem quiser descobrir como é Lula veja este video neste link
    http://www.youtube.com/watch?v=PJc7CwElj08&feature=PlayList&p=792FCCC09589EC8B&index=0&playnext=1
    muito legal.

    ResponderExcluir
  5. RACHEL CATARINA LEVI20 de nov. de 2009, 08:47:00

    Problemas com o SARESP ?

    Houve algum problema com o Saresp, na sua escola?

    Se houve, oficie, imediatamente, à Diretoria de Ensino, relatando os casos ocorridos, até para não ser prejudicado, mais tarde, no bônus.

    Envie uma cópia desse ofício à Udemo Central.

    Veja, abaixo, uma matéria sobre as barbaridades do Saresp.

    Matéria publicada no site FOLHA ONLINE – 19/11/2009 – 08h27
    Exame para 2,5 milhões de alunos de São Paulo apresenta falhas

    do Agora
    da Folha de S.Paulo
    da Folha Ribeirão

    Depois de ser adiado em uma semana, o Saresp, exame do governo paulista que avalia os alunos da rede, foi marcado por novos problemas na quarta-feira (18), quando foram realizadas as provas de português e matemática.

    Parte dos alunos recebeu provas em que a folha de respostas não era compatível com o caderno de perguntas, e em uma questão faltou uma figura.

    Os problemas foram identificados pela reportagem em Mairiporã, Caieiras, Francisco Morato e Cajamar, na Grande SP, e em Atibaia (64 km da capital).

    O Saresp avalia a situação das escolas e da rede e é o principal fator considerado para pagamento de bônus por desempenho aos professores. Participam 2,5 milhões de estudantes.

    A avaliação inclui 26 tipos de prova, com 24 questões de múltipla escolha cada uma. As questões são as mesmas, mas a ordem delas é alterada para dificultar a cola entre os alunos.

    Com o erro nas provas, estudantes se confundiram na hora de passar a resposta para o gabarito e chegaram a rasurar a folha. Eles dizem temer que haja distorções na correção e que ela seja feita à mão, e não por meio digital, como previsto.

    O aluno Vinícius Timm de Alencar, 19 anos, contou que, após 30 minutos de prova, a diretora da escola apareceu na sala, quando foi detectado o erro. “Ninguém sabia o que fazer. Aí, mandaram a gente riscar o número da folha de respostas e colocar igual ao da prova.”
    “Essa confusão gera um estresse para os alunos, o que prejudica os resultados”, diz Ocimar Alavarse, professor da Faculdade de Educação da USP.

    A Apeoesp (sindicato dos professores da rede estadual) disse que deve entrar com medidas judiciais contra o Saresp. Uma pergunta do teste de matemática do 3º ano pedia a observação de um polígono, que não aparecia na prova.

    Em outro erro, uma escola de Araraquara (273 km a noroeste de SP) recebeu as provas de geografia misturadas com as de português. As questões de geografia deveriam ser abertas apenas hoje, quando também acontece a prova de história.

    O Saresp, que deveria ter sido aplicado na semana passada, foi adiado porque o Caed (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), empresa contratada para aplicar o exame, não conseguiu entregar todas as provas a tempo.

    Outro lado

    A Secretaria da Educação classificou os problemas como “normais” para um exame do tamanho do Saresp e afirmou que não haverá distorções. Em relação ao caso de Araraquara, disse que o erro de empacotamento das provas foi isolado e não comprometeu a avaliação.
    O Caed disse que a correção poderá ser feita digitalmente.
    FONTE: http://www.udemo.org.br/Destaque_255_problemas_SARESP.htm
    Abraços, amiga Namaria, nós professores, aplicadores das provas do Saresp – 2009, os fiscais, de Araraquara não concordamos com a inoperância que não se pode justificar o injustificável a conduta da SEE-SP em relação aos acontecimentos em Araraquara é inqualificável, omissa e invalida o processo. Mas para secretaria é normal!!!, Não concordamos porque porque vimos, presenciamos e acreditamos que o Saresp está comprometido, invalidado na diretoria de ensino de Araraquara e os alunos e os pais também estão muito revoltados e exigem uma atitude mais séria da Secretária da Educação, há muitas testemunhas do ocorrido.
    Abraços Rachel.

    ResponderExcluir
  6. Quando nós vamos receber estes dias trabalhados no Saresp?

    ResponderExcluir
  7. Vamos receber os dia trabalhados do Saresp ainda neste mês de Novembro?

    ResponderExcluir
  8. Veja se consegues uma prova saresp de matemática para ser publicada. Quero ver se não há, como nos outros anos, um monte de bandalheiras. Se possível alguém madar, ou querer conhecer os casos de anos anteriores, joaobatistanascimento@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  9. na minha escola a prova de Geografia nao aconteceu para os Terceiro anos do ensino médio , pois simplismente os pacotes das "provas" vieram lacradas contendo somente os gabaritos, pode um negócio desses???
    A escola fica na cidade de guarujá
    Domingos de Souza .

    ResponderExcluir
  10. alguem sabe quando vamos receber pelos dias trabalhados no saresp?

    ResponderExcluir
  11. alguem sabe quando vamos receber pelos dias trabalhados no saresp?

    ResponderExcluir
  12. alguem sabe quando vamos receber pelos dias trabalhados no saresp?

    ResponderExcluir
  13. Ninguém sabe dizer quando receberemos pelo trabalho na aplicação das provas do SARESP ???

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.