segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Definitivo: Deu Enem no Saresp 2009

Agora é para valer. As provas SARESP 2009 foram adiadas por problemas de logística. O SARESP miou, finou-se.

Como assim?

No blog da Renata Cafardo, a mesma que alertou do vazamento do ENEM, tem algumas informações. Mas, claramente, há mais.

Os tais problemas de logística se transformaram numa torrente de equívocos e acabou que as escolas ficaram sem as provas. Problemas de gráficas - sim, no plural e não da Plural, desta vez.
Então vejamos.

Depois do e-mail de "CFSilva" citado no texto anterior, sobre a demora da chegada das provas nas Diretorias de Ensino, nossa caixa de correio encheu-se de outras mensagens, que por termos julgado tão surreais, não foram publicadas e dirigiram-se ao lixo. Mas parece que, agora refletindo sobre elas, eram sérias.

Recebemos desde denúncias absurdas até narrativas detalhadas sobre um mutirão de pessoas tentando salvar a situação durante a noite toda, de domingo para segunda-feira. Pelo menos quatro leitores escreveram que as provas já estariam na estrada, rumo ao interior de SP, nesta madrugada, e que chegariam entre 3 e 5 da manhã, que era para ficar esperando. Foi assim em quase 75 mensagens - que não param de chegar, inclusive uma sobre certo boletim de ocorrência, o qual esperaremos mais um pouco para divulgar, se for o caso.

Aqui no blog, um comentarista identificado como "Thiago G.", cujo IP é de Osasco, escreveu enigmas sobre a tal gráfica. Logicamente fomos atrás das informações, de acordo com suas dicas:
1- o nome da gráfica é uma sigla;
2- a gráfica é "visinha" da Plural, aquela do ENEM;
3- a gráfica "fica numa rua com nome indígena".

Pois bem, a Plural é em Barueri, região do nobre Alphaville. Fomos ao Google e nos deram este resultado para empresas do ramo na região, confirmado por este outro resultado. Com isto em mãos tudo ficou mais fácil, porém não exato. Nossas escolhas ficaram com qualquer coisa que tivesse nome de índio no meio e uma sigla no começo ou final. São elas:
1- GGM Gráfica e Comunicações (Tucunaré);
2- GZM Editorial e Gráfica (Tucunaré);
3- Indústria Gráfica Brasileira (Caiapós; sem a sigla naquela página, mas...)
4- Margraf Editora (Piracema).

A primeira não tem site nem e-mail ou fone. O mapa mostra isto.
A segunda aparentemente funciona no mesmo endereço da anterior.
A quarta foi descartada porque ninguém atendeu o telefone ontem à noite.

Justamente graças ao aparelho do Graham Bell ficamos sabendo que a gráfica do Saresp 2009 foi (é) a IGB - Indústria Gráfica Brasileira. O site não explica absolutamente nada para uma empresa de tamanho porte, mas a pessoa (um tanto rústica, por sinal) que atendeu a ligação quando perguntada: Como estão as impressões do Saresp?, respondeu: Tem uma gentarada danada aqui. Sem mais ter o que falar, agradecemos e desligamos. Se tal pessoa sabia do que estávamos perguntando não fazemos idéia, mas admiramos sobremaneira a resposta. Hoje, o atendimento ao chamado telefônico foi bem diferente. Experimente e verá.
No 0800 da FDE não disseram nada com nada, hoje cedinho. Resta saber se é esta gráfica mesmo ou outra - fiquemos atentos. E a pergunta: por que a gráfica pediu o adiamento? Tal fato, independente da qualidade da resposta, ficará eternamente em seu currículo.

Sem esquecer que a gráfica sozinha não faz verão: a empresa do Saresp 2009 está junto nisto, a CAEd - Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação, da Universidade de Juiz de fora, também responsável pelo contrato com as gráficas. Todo mundo merece ser ouvido, assim como fizeram com o ENEM.

Agora sai o que sai no Estadão, burocraticamente.
Ainda bem que esta é uma prova para avaliar o sistema, não os alunos. Ainda bem que é coisa só de SP. Mesmo assim, eles, sobretudo o alunado, os fiscais, aplicadores, professores, Diretorias de Ensino ficarão a ver navios, em suspensão.
Mas tudo certo, afinal eles não são o sistema.
E o sistema acaba de ser avaliado.

10 comentários:

  1. Ooo Namaria vc viu isso daqui?

    "No último domingo, dia 8, o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, visitou a gráfica onde as provas estão sendo impressas e selecionou uma equipe para coordenar e supervisionar o trabalho, na tentativa de solucionar o atraso na entrega do material."

    http://educacao.ig.com.br/us/2009/11/09/provas+do+saresp+sao+adiadas+9052974.html

    EQUIPE?????? Que EQUIPE??? O que era aquilo que ele chama de equipe? Se quiser a historia todinha eu te mando com as fotos do meu celular que num ficaram lah essas coisas mas vc vai ver a EQUIPE. Um bando de coioh. Ah e remunerados sabia?

    Agora eu eh que me danei toda e meus compromisso não pode ser adiado. Como eh que ficam os fiscais e aplicadores secretário? Vai pagar agente assim mesmo se não der para comparecer?

    ResponderExcluir
  2. Belíssimo post, NaMaria! Sem igual a frase "E o sistema acaba de ser avaliado"!

    Essa é mais uma mostra de como é levada a sério a Educação em São Paulo. Um outro exemplo é o programa Rede Aprende com Rede, que é uma bagunça e está patinando também.
    Abraços,

    Henrique

    ResponderExcluir
  3. Boa Noite! Trabalho numa Diretoria do Interior, as provas chegaram a ser entregues hoje pela manhã, mas recebemos informaçõe para devolvermos.
    O que não foi falado, foi do problema dos aplicadores e fiscais. A cadastramento "on line" permitiu que pessoas sem os requisitos exigidos (curso superior) se inscrevesse. E estas pessoas foram aprovadas e as listas chegaram as escolas na quinta-feira (06-11), tento estas que fazer o treinamento na sexta-feira e algumas na segunda-feira quando constataram que algumas destas pessoas possuiam apenas o Ensino Fundamental I (4ª série - 5 ano), não validando a inscrição destas e procurando por outras pessoas para aplicarem as provas, sendo que muitos professores inscritos não foram convocados, e ninguém sabe dizer o porquê. Existe ainda o problema que muitos professores foram convocados no período que tem aulas atribuídas, e na sexta-feira, fomos orientados que estes seriam dispensados, como fazer com os alunos das séries que não fazem o Saresp então! Como podemos perceber, tivemos muitos problemas nestes últimos 5 dias que antecederam as datas iniciais. Até onde somente o problema de logística foi o adiamento das provas?! E todo cronograma de uma escola? Fica aqui, o desabafo, de um professor.

    ResponderExcluir
  4. NaMaria NaMaria
    tu és bela
    és forte
    impávida
    colosso!
    NaMaria Namaria
    continuo querendo sentir
    o xêro
    do teu pescoço!

    Tá vendo Namaria tu me inspira quando escreve coisas lindas assim que nos escreve. Deu no Nassif, deu no Amorim, deu na blogosfera. ai minha NaMaria! Eu te fiz esse poema sedutor. Gostou?

    O final desse seu texto (o meio, o começo, mas o final!! NaMaria!!!) é de arretar o peito de qualquer caba macho de valia.
    Tu me arreta NaMaria.

    Num tô gostando desse caba Cloaca não senhora.

    Se case comigo, ande logo mulé.
    Xero de amor do
    Sempre seu Xexéu.

    ResponderExcluir
  5. NaMaria, qual é seu link de RSS para que eu possa cadastrar o blog no meu leitor de feeds?

    O blog está de parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns!!! Ótimos comentários,o blog é crítico e é isso que precisamos mais pessoas pensantes, para avaliar o perfil e organização de um sistema que cobra tanto dos professores, sem perceber que os problemas e a decadência da educação está além do trabalho do professor.

    ResponderExcluir
  7. Adoro o teu blog ! sempre passo por aqui.
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Muito engraçado o comentário do Xexéu...kkkkk

    Pois é, NaMaria, está avaliado o sistema. Que nota? 0, no máximo 1.

    ResponderExcluir
  9. Na escola em que trabalho, chegaram as provas. Como cada diretor(a) tem uma senha para ter acesso a essas avaliações e o fiscal não ficou a todo o tempo "em cima", tiveram acesso a essa prova e a seguir a lacraram... Mais detalhes não consegui ter...

    ResponderExcluir
  10. O Gesner a mando do Serra já demitiu 137 funcionários da Sabesp incluindo até quem tem soropositivo (HIV), a ordem é demitir 300 até o fim do ano.Que lado humano do nosso governador, que se considera o melhor ministro da saúde do mundo mandar demitir funcionário com HIV.

    ResponderExcluir