quinta-feira, 4 de junho de 2009

Paulo Renato e Assessoria de Imprensa - Tudo junto e misturado

Seguem pesquisas e dados sobre Roger Ferreira (assessor de imprensa de Paulo Renato Costa Souza, Secretário de Educação de SP), Fator F, e intrigante contratação pela SEE-SP.

Histórico breve - ler para começar a entrar no enredo do Roger Ferreira.

Pergunta fatídica:
Como Roger e sócio (Fator F), mais a equipe que trabalha direto com Paulo Renato Costa Souza (Diana Medeiros; Fernanda Canto; Luciana Souza; Manuela Salu Miranda Sá; Maria Teresa Pinheiro Moraes; Ronaldo Tenório) foram contratados pela SEE-SP, para assessoria de imprensa?

Há algumas formas de contratação pelo Estado, a saber:
1 - concurso público;
2 - exercer cargo de confiança do Secretário, Governador...;
3 - licitação - pessoa jurídica;
4 - contratação por dispensa de licitação;
5 - contratação por notório saber - trabalho pontual, temporário, breve e específico, mais raro.

Em qual das categorias está o Roger? NENHUMA. Em qualquer desses casos acima há documentação em DO e no caso dele ou da Fator F isto não existe. Ou então ele tem outro nome. Qual? Ele trabalha lá, ao lado do Paulo Renato Costa Souza, mas não tem contrato nem como pessoa física e nem jurídica?

Mas, então, NaMaria, como é isso? Como ele e equipe são pagos?

Há um velho ditado: o bandido sempre volta ao local do crime. É verdade. E como competentes que são, estes conhecem bem o caminho das pedras, já que Roger Ferreira foi Secretário de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo entre março de 2004 e março de 2006, e o seu sócio, Émerson Figueiredo, foi Secretário-adjunto de Comunicação do Governo do Estado de São Paulo entre março de 2004 e março de 2006. Ao que tudo indica, foi exatamente pelas portas da mesma Secretaria de Comunicação - SECOM - que voltaram à ativa na Educação.

Vamos agora tentar desvendar esta trama. Haja calma!
O atual Secretário de Comunicação é Bruno Caetano. Em sua pasta vemos pelo DO que 3 (três) empresas de publicidade ganharam concorrência de muitos milhões, em 2008, e lá continuam até hoje, graças aos famosos aditivos - já foram feitos 4, vide abaixo, com links e valores. Tudo isso pode durar 5 anos, sem maiores burocracias.

São as empresas: Adag, Contexto e Lua Branca. Para as três há recursos do Gabinete da Secretaria de Educação, mas dentro da Secretaria de Comunicação - SECOM.

Como você sabe disso, NaMaria? Para resumir e simplificar muitíssimo os códigos Made in NASA da SEE: cada coisa tem um valor, cada valor fica em um lugar. Se eu quero comprar bananas, mas sou da Educação e não tenho verba para bananas em meu gabinete, eu posso recorrer ao gabinete da Saúde que tenha esta verba guardada em meu nome, para eu comprar bananas. O receptáculo da grana é identificado com um código: UGE. As agências possuem cada uma quatro UGE 080101, sendo que a Contexto tem cinco. Este código é ligado à Secretaria da Educação, como se verá mais abaixo, nos contratos. Não esqueça: UGE 080101 - esta denominação permite tal tipo de pagamento; nisto está embutido o assessor de imprensa, equipe, publicidade em geral e que tais. São estes os UGE, no mesmo contrato das três agências publicitárias, dentro das respectivas pastas, de acordo com o site da Secretaria da Fazenda-SP:
080101 - Secretaria da Educação - Gabinete do Secretário
260101 - Secretaria do Meio Ambiente - Gab. do Secretário
450102 - Secretaria de Comunicação - SECOM - Unidade de Marketing
130101 - Secretaria de Agricultura e Abastecimento - Gab. Secretário e Assessorias
200101 - Secretaria da Fazenda - Gab. do Secretário e Assessorias
090101 - Secretaria da Saúde - Gab. do Secretário e Assessorias

Ou seja: o dinheiro da SEE está na SECOM, esta paga os gastos da SEE com publicidade, propaganda, assessoria de imprensa, equipe... E de dentro da SECOM o dinheiro vai parar de alguma maneira em Roger e equipe(?). É assim que ele é pago e nem aparece seu nome em página alguma do DO - apenas nos jornais e WEB(?). Como? As verbas da SECOM (UGE 450102) para Marketing também servem a estes interesses? Boas perguntas. Melhor o Paulo Renato Costa Souza responder e corrigir isso tudo que (e se) estiver errado. E queira perdoar, caso a humilde pesquisa esteja equivocada. Ensine-nos a todos o método correto, pois.

Detalhe: TODAS estas agências são clientes da empresa do Paeco, marido da Iara Glória Areias Prado, Diretora de Projetos Especiais da FDE, do Ler e Escrever, dos livros sem escolha...

Mais uns detalhes:
1 - a agência Lua Branca mudou de nome, de endereço... Antes de abril de 2004 era LG&W Comunicação (ou ainda GW Comunicação). Empresa fundada pelo marqueteiro do Kassab, Luiz Zinger González, que também é Conselheiro Consultivo da Fundação Mário Covas. Antes foi marqueteiro de Alckmin em três campanhas (ver isto). Outro diretor da GW: Woile Guimarães. Há mais nomes da Globo na agência.
2 - A Lua Branca hoje é gerida pelo filho do González: Bruno González.
3 - Alguma semelhança com o fato de uma das empresas do Paulo Renato Costa Souza ser também gerida pelo filho? Haaa...

Outras mumunhas mais a serem lidas:
1 - Espetaculares trabalhos da Lua Branca - ver também aba Internet.
2 - Marqueteiros das campanhas crescem...
3 - Alckmin quer mostrar influência e polidez
4 - Discreta, GW emplaca 4a vitória seguida - Que gente fina! Isso é lindo.
5 - Valor: Crise pode influenciar eleições...
6 - Badalados, marqueteiros dão tom à disputa
7 - Perfil - Eis o homem (com foto)
8 - GW - a agência hoje.

PROVAS E COMPROVAÇÕES

Fases da LUA BRANCA, no Diário Oficial:
- NIRE - 35218565215 - N. DA ALTERAÇÃO: 147432/04-2 - LG & W - COMUNICAÇÃO, ESTRATEGIA E MARKETING LTDA. - ALTERAÇÃO DO NOME COMERCIAL PARA LUA BRANCA COMUNICAÇÃO POLITICA E INSTITUCIONAL LTDA.
- NIRE - 35218565215 - N. DA ALTERAÇÃO: 147432/04-2 - LUA BRANCA COMUNICAÇÃO POLITICA E INSTITUCIONAL LTDA. - ALTERAÇÃO DO ENDEREÇO PARA RUA JOAQUIM FLORIANO, 1120, 12 A. CJ.121, ITAIM BIBI, SÃO PAULO, SP, CEP 04534-004.
- NIRE - 35218565215 - N. DA ALTERAÇÃO: 147432/04-2 - LUA BRANCA COMUNICAÇÃO POLITICA E INSTITUCIONAL LTDA. - ALTERACAO / INCLUSÃO DE CGC 5.916.755/0001-54.
ALTERAÇÃO: 06/04/2004

Ao que nos indica o DO, as relações com o Estado são antigas e de outros nomes, remontando à DPZ. Pesquisar em DO: "DPZ"2009, "DPZ"Paulo Renato Souza, e outras combinações; pode-se ter resultados ao menos a partir de 2003. Os atuais contratos com a DPZ são ótimos: Dersa, Rodoanel... e o incrível é que algumas das agências citadas nesta pesquisa também estão dentro do mesmo negócio. Confira.

CONTRATOS - ADAG, CONTEXTO E LUA BRANCA - Diário Oficial
1.
COMUNICAÇÃO - GABINETE DO SECRETÁRIO - SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO UNIDADE DE MARKETING - 18/abril/2008
EXTRATO DE CONTRATO
- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 001/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Adag Serviços de Publicidade Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 23.400.000,00,
sendo R$12.391.364,00 -UGE 450102, R$ 3.111.136,00 - UGE 130101, R$ 3.111.136,00 - UGE 080101, R$ 3.111.136,00 - UGE 200101 e R$ 1.675.228,00 - UGE 090101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DE DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 002/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Contexto Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 30.000.000,00,
sendo R$ 15.886.365,00 -UGE 450102, R$ 3.988.636,00 - UGE 130101, R$ 3.988.636,00 - UGE 080101, R$ 3.988.636,00 - UGE 200101 e R$ 2.147.727,00 - UGE 090101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DE DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 003/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Lua Branca Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 34.600.000,00,
sendo R$ 18.322.271,00 -UGE 450102, R$ 4.600.228,00 - UGE 130101, R$ 4.600.228,00 - UGE 080101, R$ 4.600.228,00 - UGE 200101, R$ 1.977.045,00 - UGE 090101 e R$ 500.000,00 - UGE 260101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DE DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2008
2.
COMUNICAÇÃO - GABINETE DO SECRETÁRIO - UNIDADE DE MARKETING
EXTRATO DO PRIMEIRO TERMO DE ADITAMENTO
e continuação - 20/junho/2008
- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 001/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Adag Serviços de Publicidade Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 23.400.000,00,
sendo R$12.391.364,00 -UGE 450102, R$1.223.200,00 - UGE 130101, R$ 3.111.136,00 - UGE 080101, R$ 3.111.136,00 - UGE 200101 e R$ 3.563.164,00 - UGE 090101
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 11/06/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 002/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Contexto Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 30.000.000,00,
sendo R$ 15.886.365,00 -UGE 450102, R$ 1.568.218,00 - UGE 130101, R$ 3.988.636,00 - UGE 080101, R$ 3.988.636,00 - UGE 200101 e R$ 4.568.145,00 - UGE 090101
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 11/06/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 003/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Lua Branca Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 34.600.000,00,
sendo R$ 18.322.271,00 -UGE 450102, R$ 2.208.582,00 - UGE 130101, R$ 4.600.228,00 - UGE 080101, R$ 4.600.228,00 - UGE 200101, R$ 4.368.691,00 - UGE 090101 e R$ 500.000,00 - UGE 260101
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 11/06/2008
3.
GABINETE DO SECRETÁRIO - UNIDADE DE MARKETING
EXTRATO DO SEGUNDO TERMO DE ADITAMENTO
- 10/outubro/2008
- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 001/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Adag Serviços de Publicidade Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 23.400.000,00,
sendo R$ 7.630.220,00 -UGE 450102, R$ 7.618.165,00 - UGE 080101, R$ 500.000,00 -
UGE 260101 e R$ 7.651.615,00 - UGE 090101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/10/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 002/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Contexto Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 30.000.000,00,
sendo R$19.429.500,00 -UGE 450102, R$ 2.314.745,00 - UGE 080101, R$ 3.346.960,00 - UGE 200101 e R$ 4.908.795,00 - UGE 090101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/10/2008

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 003/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Lua Branca Propaganda Ltda
OBJETO - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
VALOR TOTAL - R$ 34.600.000,00,
sendo R$24.640.280,00 -UGE 450102, R$ 1.767.090,00 - UGE 080101, R$ 4.953.040,00 - UGE 200101 e R$ 3.239.590,00 - UGE 090101
VIGÊNCIA - 06 (seis) meses
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/10/2008
4.
GABINETE DO SECRETÁRIO UNIDADE DE MARKETING
EXTRATOS DO TERCEIRO TERMO DE ADITAMENTO
- 25/novembro/2008
- Processo Secom - 019/2007
Contrato Nº 001/2008 -
Contratante - Secretaria de Comunicação
Contratada - Adag Serviços de Publicidade Ltda
Objeto - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
Valor Total - R$23.400.000,00,
sendo R$ 7.630.220,00 -UGE 450102, R$ 7.618.165,00 - UGE 080101, R$ 500.000,00 - UGE 260101 e R$7.651.615,00 - UGE 090101
Natureza da Despesa - 339039
Assinatura - 14/11/2008

- Processo Secom - 019/2007
Contrato Nº 002/2008
Contratante - Secretaria de Comunicação
Contratada - Contexto Propaganda Ltda
Objeto - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
Valor Total - R$30.000.000,00, sendo R$ 19.429.500,00 -UGE 450102, R$2.314.745,00 - UGE 080101, R$ 3.346.960,00 - Uge 200101 e R$ 4.908.795,00 - Uge 090101
Natureza da Despesa - 339039
Assinatura - 14/11/2008

- Processo Secom - 019/2007
Contrato Nº 003/2008
Contratante - Secretaria de Comunicação
Contratada - Lua Branca Propaganda Ltda.
Objeto - prestação de serviços de publicidade, comunicação e marketing
Valor Total - R$34.600.000,00, sendo R$ 24.640.280,00 - UGE 450102, R$1.767.090,00 - UGE 080101, R$ 4.953.040,00 - UGE 200101 e R$ 3.239.590,00 - UGE 090101
Natureza da Despesa - 339039
Assinatura - 14/11/2008
5.
COMUNICAÇÃO - GABINETE DO SECRETÁRIO - UNIDADE DE MARKETING -
EXTRATO DO QUARTO TERMO DE ADITAMENTO
- 14/abril/2009
PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 001/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Adag - Serviços de Publicidade Ltda.
OBJETO - Prestação de Serviços de Publicidade, Comunicação e Marketing
VALOR TOTAL - R$ 23.400.000,00, sendo R$ 8.934.000,00 - UGE 450102, R$ 14.466.000,00 - UGE 090101.
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2009

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 002/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Contexto Propaganda Ltda.
OBJETO - Prestação de Serviços de Publicidade, Comunicação e Marketing
VALOR TOTAL - R$ 30.000.000,00, sendo R$15.600.000,00 - UGE 450102, R$4.400.000,00 - UGE 080101
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2009

- PROCESSO SECOM - 019/2007
CONTRATO Nº 003/2008
CONTRATANTE - Secretaria de Comunicação
CONTRATADA - Lua Branca Propaganda S.A.
OBJETO - Prestação de Serviços de Publicidade, Comunicação e Marketing
VALOR TOTAL - R$ 34.600.000,00 - UGE 450102
NATUREZA DA DESPESA - 339039
ASSINATURA - 01/04/2009

RESUMO DA ÓPERA
O atual assessor de imprensa de Paulo Renato (e seu sócio), Roger Ferreira e Émerson (Fator F), já foram dos quadros oficiais da SECOM: Secretário e Secretário-adjunto de Comunicação. Eles saem e montam uma empresa. Agora voltam ao Estado, são contratados como empresa através da mesma SECOM que um dia chefiaram. Deu para entender?
Extremamente ético da parte de todos os envolvidos, só para dizer o mínimo.
Humildemente continuo buscando o contrato dos moços, talvez...

Um comentário:

  1. VALE ESTE

    Gente!!!!!!

    As assessorias de imprensa do estado de São Paulo e da prefeitura devem ser “AUDITADAS”. É uma aberração o que esses “assessores” ganham mensalmente com essas empresas terceirizadas pelo poder público. Alguém faça alguma coisa. Há menos de 10 anos a assessoria de imprensa era feita por dois ou três “Assistentes Técnicos”, cargo de confiança contratado pelas secretarias, com salários que não passavam de R$ 5 ou 7 mil reais mensais. Hoje, as secretarias estaduais (cerca de 23) e municipais (não sei quantas existem) contratam empresas de assessoria para fazerem o mesmo serviço por um valor que varia entre R$ 70 MIL reais até quase R$ 300 MIL.
    Gente, isso não pode continuar. Isso é uma vergonha. Um absurdo.
    Coloquem a BOCA NO TROMBONE…………….

    Respostas absurdas como a enviada abaixo, não justifica pagamento tão alto para essas “assessorias de imprensa”.

    17 DE JUNHO DE 2009 – 18h17
    Luis Nassif: Serra tratorando os aliados

    O padrão geral de respostas dos assessores de comunicação do governo Serra ás matérias da mídia adquiriu um grau de agressividade inédito. Toda resposta tem sido de tal nível, a ponto de, dia desses, um jornal ter se recusado a publicar uma carta por considerar seus termos ofensivos.

    Por Luis Nassif, em seu blog

    Não se trata do estilo de um ou outro assessor, mas de ordem emanada do próprio Serra — que, segundo me contou outro dia um seu secretário, cisma que a grande imprensa é contra ele (imagine se fosse a favor). Segundo Serra, os sucessivos erros de Otavio Frias Filho — ditabranda, ficha falsa de Dilma — marcaram a Folha. Para tentar tirar a pecha de “serrista”, o jornal passou a veicular críticas contra o governador.

    Em vez de compreender as limitações editoriais do aliado — que lhe deve muito —, Serra parte para o pau. Só aceita apoios incondicionais. Substituiu alianças baseadas em convicções no padrão “pau-mandado”.

    Confira essa carta enviada ao “Painel do Leitor” por Roger Ferreira, da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação de São Paulo. Os argumentos procedem; o estilo é de uma agressividade incompatível com a função.

    Analfabetismo

    Impressionante a má-fé em relação a São Paulo no texto “Analfabetismo zero é inviável, diz secretário” (Cotidiano, 14/6). É incrível que tenha sido estruturada sem considerar que São Paulo é o estado mais populoso, com 23% da população, e que a região metropolitana de São Paulo é muito mais populosa do que todas as outras.

    A Folha reproduz, por exemplo, informação do Ministério da Educação de que São Paulo tem um décimo dos analfabetos do Brasil e que a região metropolitana de São Paulo tem o maior número da analfabetos das metrópoles brasileiras.

    O próprio MEC já fez o presidente Lula cair numa esparrela ao citar números sem compará-los ao tamanho da população e ao não dizer que o índice de analfabetismo do estado é metade da média brasileira -está entre os quatro menores.

    É óbvio ululante que, quanto menor o índice, mais lenta é a queda.

    Mas a reportagem só registra essas obviedades como “interpretação” do secretário Paulo Renato Souza, como se fosse questão de “achismo”.

    Diz ainda que, “nos últimos anos” (sem especificar quantos), o programa federal contribuiu para fazer recuar entre 0,2 e 0,4 ponto percentual o analfabetismo no país, proporção muito abaixo da observada em São Paulo, de 0,67 ponto percentual, ou 15% em quatro anos.

    Se a Folha fizesse mesmo uma reportagem isenta sobre a questão nacional, teria dito que o ritmo da queda da taxa de analfabetismo no governo Lula tem sido de 0,35 ponto percentual ao ano. Entre 1992 e 2002 foi de 0,54.”

    Roger Ferreira, assessoria de imprensa da Secretaria da Educação (São Paulo, SP)

    Resposta da jornalista Marta Salomon – As ponderações estão registradas na reportagem.

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