domingo, 21 de março de 2010

O tamanho das palavras, a nuvem dos discursos



Na página A10 do jornal Estado de São Paulo de hoje, há uma análise das palavras mais usadas nos discursos de Lula, Dilma Rousseff e Serra - Palavras-chave revelam essência de discursos (o mesmo autor, em seu blog, parece preocupado com o tema). O texto não informa em nenhum momento, mas usaram o mesmo que se vê no cabeçalho deste singelo blog, há muito tempo: o Wordle, que cria nuvens de tags (marcadores, etiquetas) partindo de um texto, URL etc.. Coisa antiga e bacana esse Wordle, qualquer pessoa pode fazer descobertas interessantes também.

Para quem não é de SP talvez seja mais difícil entender porque no quadro do Sr. Serra, finalmente candidato lançado em pleno Datena, aparece a palavra Paulo bem grande. Seria (Paulo) Maluf? Não, seria "São Paulo", duas palavras juntas. Parece que o programa não foi bem configurado para a matéria, portanto não apareceram palavras duplas nos "infográficos"; em algum lugar ou em alguma outra construção da nuvem deveria constar a palavra "São", não foi o que ocorreu na publicada. É bom lembrar que os resultados (escolha/localização das palavras no espaço) são aleatórios, não há um quadro igual ao outro, jamais.

O texto explica que é porque o Sr. Serra não discursou como candidato presidencial, 'ainda', daí a dificuldade de ver claramente suas ideias através das palavras-chave, diferentemente dos outros citados. Se a palavra está grandona é porque repete mais vezes. O Sr. Serra só fala de e para SP, sobre o estado das coisas do Estado, sobre a governabilidade do governo governamental do governador de SP. Não aparece educação, mas em compensação consta a palavra dezenvolvimento, grafada desse jeito mesmo (confira bem ao lado da palavra Estado em vermelho, está na vertical), e esta é maior que a palavra benefícios - logo abaixo de presidente e de valores...



Poderíamos continuar essa análise ad infinitun, então cada um siga daí se desejar. Como não temos uma linha direta com a assessoria de imprensa do Governador, como tem o Estadão, para saber a íntegra do discurso analisado, nem sabemos a configuração selecionada do Wordle, há que se contentar com isso mesmo.

Somente achamos estranho que Lula tenha 63 palavras retiradas de 13 discursos (46 horizontal, 17 vertical). Dilma conta com 69 palavras retiradas de seu discurso de pré-candidatura (55 hor. / 14 ver.). Serra, com o discurso da posse, tem o total de 82 palavras-chave (61 hor. / 21 ver.). Não é esquisito? Tenta usar o Wordle e entenderá o que isto significa.

Pois bem. Abaixo, as palavras-chave do Lula.
O resultado respectivo à candidata Dilma Rousseff, no alto do texto.



ATUALIZAÇÃO - 15:58
Deu vontade de fazer uns gráficos com o discurso de posse do Sr. Serra. Espia algumas possibilidades - bem diversas da matéria, né? Mas alguns traços permanecem.
Também tentamos localizar o texto onde 'desenvolvimento' aparece com Z, como no gráfico do Estadão, e não foi possível. A única pessoa famosa da imprensa que grafa desta forma, de acordo com o Google, é o Josias de Souza.





8 comentários:

  1. entendi
    quer dizer que houve manipulação?
    até nisso mudam os dados?
    como vamos confiar numa imprensa dessas?
    não vamos.

    ResponderExcluir
  2. Namaria, por que será que a verba destinda ao EJA está sendo utilizada para dar merenda aos alunos das pseudoETEs, as Etecs. alocadas nos CEUs da perfieria de São Paulo?
    que triangulação de verbas federais é essa?
    você que sabe tudo, poderia me responder essa intrigante pergunta?

    Outra mais intrigante ainda: Por que os diretores de CEUs. do tempo da Marta estão sofrendo perseguição da dupla dinâmica Serra/Kassab?
    Mistééééé´rio

    ResponderExcluir
  3. Pito na PIG

    http://www.youtube.com/watch?v=klpnHJWrH24&feature=player_embedded

    ResponderExcluir
  4. COM SERRA É NA PORRADA!

    24/03/2010 - 16:37

    PM prende manifestantes em evento com Serra

    Por JOSÉ LUIZ COUTO (Blog do Nassif)

    Polícia de governo truculento e avesso à negociação com os movimentos sociais dá nisso.

    Polícia Militar prende manifestantes durante evento com Serra

    PM usou gás de pimenta, cassetetes e escudos para evitar que os cerca de 30 supostos integrantes da Apeoesp se aproximassem do tucano

    Julia Duailibi, de O Estado de S.Paulo

    Uma semana após um grupo de professores em greve hostilizarem o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a Polícia Militar prendeu três manifestantes nesta quarta-feira, 24, durante evento na cidade de Francisco Morato. A PM usou gás de pimenta, cassetetes e escudos para evitar que os cerca de 30 supostos integrantes da Apeoesp se aproximassem do tucano.

    Quarenta policiais militares da Força Tática tentaram impedir que os manifestantes usassem apitos e gritassem palavras de ordem próximos ao palanque onde Serra estava – o governador participava da inauguração de um hospital. Parte dos professores do Estado de São Paulo estão em greve desde o início para pedir reajuste salarial.

    “A gente veio preparado. Na semana passada, tentaram jogar uma pedra no governador”, disse o comandante do 23º Batalhão da PM, José Carlos de Campos Junior. Questionado sobre um dos policiais que, durante o tumulto, disse que iria “descer a porrada”, o PM respondeu: “Vocês imaginam como são momentos de calor”. “Às vezes, se perde a cabeça, mas não existe isso de baixar a porrada”.

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,policia-militar-prende-manifestantes-durante-evento-com-serra,528613,0.htm

    ResponderExcluir
  5. São Paulo é Paulo porque Paulo é trabalhador! São Paulo é Serra porque Serra é Ditador!

    Por que será que tantos paulistas e paulistanos gostam de ser governados por Paulo trabalhador (trabalhou muito bem para mandar boa parte do dinheiro público para os paraisos fiscais com pouco suador) e Serra Ditador ( o que passou a ser o cara inaugurador).

    A dor mesmo fica para nós paulistas que temos temor e horror de termos esses caras como nossos "governador".

    Paulista fala um pastel, dois pastel?

    ResponderExcluir
  6. NaMaria,

    no vídeo http://www.youtube.com/watch?v=hM_wQM4wNmw

    O professor fala que na escola dele aluno evadido vira aluno transferido.
    Conservei com uma professora ela me disse que foi orientada a colocar os evadidos como repetentes e que foi forçada, mas não concordou, em aprovar alguns evadidos.
    Tudo seria orientação da delegacia de educação.

    Poderia investigar e nos informar.

    Chicão dois Passos

    ResponderExcluir
  7. A Mãe Dela é a senhora sua mãe?

    Fico feliz por ela ter sobrevivido ao excelente transporte público do metropolitano paulista!

    Há mais de dez anos que eu não preciso passar por essa valorosa experiência!

    ResponderExcluir
  8. o que eu estava procurando, obrigado

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.