quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lanche de formatura para o Acessa no Palácio

Gentes, acabamos de receber este mavioso comentário neste post (os grifos são nossos):

FMDQ Cintra disse...

Namaria
depois de tudo vamos ter outra festança no Palácio do Governo depois daquela de setembro com a microsoft. Namaria, trabalho em uma Diretoria de Ensino de SP e recebemos esta espécie de sutil convocação para os alunos que são monitores do Acessa Escola. Acontece que chamam a festa de CERIMÔNIA DE FORMATURA para os estagiários que estão concluíndo o ensino médio. Temos de garantir que todos estejam nas DEs pela manhã para pegar um ônibus prá levar todo mundo lá no Palácio hoje até a hora do almoço.
Namaria, há alguns dias foi feita outra festa com cara de capacitação para os mesmos alunos. Não sei o que aconteceu porque essas reuniões eram sempre na Unibam e de repente resolveram fazer numa escola das nossas mesmo. O Serra disse que ia mas não apareceu. Esperavam uns 2 mil alunos, mas foram menos de mil, a escola estava quase vazia eu estava lá. Tu sabes quanto custou? E quem fez o serviço do evento? Tinha equipe de filmagem, brincadeiras (games), tvs plasma, telão, imitação de programa de tv.... Nossos alunos contaram que tinha tanto sanduíche sobrando que daria pra vender no estádio em final de brasileirão só que os sanduíches não eram nada bons. Só mais um detalhe Namaria os alunos estagiários do Acessa estão saindo das escolas, então prá que "capacitação"?
Muitos meninos e meninas da nossa Diretoria NÃO IRÃO NESSA FORMATURA porque mais da metade passou o tempo todo do estágio numa sala vazia sem fazer nada mas recebendo pelo "estágio". Porque as salas ficaram sem computadores, sem fazer nada porque não tinha máquinas que nunca chegaram e sem fazer nada também porque o blucontrol não funcionou nunca, porque todas as nossas chamadas de reclamação não foram atendidas pela FDE, entre outros motivos ainda piores. Eles não irão. Estão corretos em não comparecer nessa convocação vestida de convite amigável. VAI SOBRAR MAIS LANCHINHO.
Por favor denunciem isso pessoal do Namaria. Olha a carta que nos enviaram convocando.
Abraço prá você e leitores da nossa triste deseducação paulista.

Formatura dos Estagiários do Programa Acessa Escola

Prezado(a) Sr(a) Dirigentes e
PCOPs gestores do Programa Acessa Escola.

Nesse final de ano 1.311 estagiários que cumpriram 2/3 da capacitação continuada do Acessa Escola estão deixando o Programa por um motivo que nos enche de orgulho: o término do Ensino Médio.

Estamos certos de que eles seguem para uma nova etapa de suas vidas com uma bagagem diversificada e que parte das experiências que contribuiram para seu crescimento estão vinculadas à participação no Acessa Escola.

Nada mais justo que comemorarmos, juntos, essa conquista coletiva.

Por isso, com satisfação, convidamos a todos para a

CERIMÔNIA DE FORMATURA

Que acontecerá no palácio do governo do Estado de São Paulo, Av Morumbi, 4.500 - São Paulo - SP, às 12 horas do dia 10 de dezembro de 2009.

Contamos com a presença de todos.

Solicitamos que, para o sucesso do evento, as Diretorias garantam a presença de todos os estagiários-formandos. A FDE está disponibilizando transporte para o local, com saída marcada para as 9 horas em todas as DEs.

Ao chegarem no Palácio do Governo, os estagiários serão recepcionados com um lanche. Posteriormente, receberão um atestado na presença do Sr. Governador do Estado.

Salientamos nosso desejo de que essa comemoração se configure como uma forma de agradecer a colaboração e fortalecer o protagonismo desses jovens.

Cordialmente,

Diretoria de Tecnologia da Informação
Fundação para o Desenvolvimento da Educação

FMDQ Cintra, agradecemos a mensagem bastante ilustrativa.
Não temos ideia de quem forneceu o evento ou os sanduíches dessa vez, nem qual empresa de transportes será usada (em caráter de urgência?) mas nossa equipe de aracnídeos já está revirando os bancos de dados possíveis. Em breve teremos algo, aguarde.

De qualquer modo, há "notícia" desta espetacular formatura Palaciana no site do Acessa Escola - que, por sinal, passou por um extreme makeover - mas sem tantos detalhes como os que nos informou o(a) comentarista.

Quanto a capacitação feita pela Microsoft, eterna parceira da Educação Paulista, e a "formatura" no Palácio do Governo temos aqui e aqui (ilustrada com alguns dos responsáveis).

A última capacitação feita para os Estagiários do Acessa foi nos dias 28/29 de novembro, na Escola Caetano de Campos (leia também). Pelos vídeos profissionais encontrados no canal AcessaEscola, no Youtube, a coisa ferveu. Bonitas propagandas. Confira um exemplo nestas imagens produzidas pela empresa Studio Prompt e seus créditos. Só não encontramos o contrato com eles em DO, embora Kiko Santos, seu diretor e produtor, seja velho conhecido na SEE-SP, desde os tempos dos projetos com a Escola do Futuro-USP. Pode ser que o contrato esteja embutido na empresa responsável pelos eventos? Quem sabe?



Vídeo com a galera do Acessa Escola, editado enquanto rolavam as oficinas e apresentado como vídeo de encerramento. Este é o vídeo que rolou no domingo 29/11 .
Acessa Game 2.0 !!! Produzido pela Prompt
Realização - FDE Fundação para o Desenvolvimento da Educação
Secretaria de Educação do Estado de SP, Governo de São Paulo


Pois é.
Pelo jeito a denúncia do não-funcionamento do Acessa Escola se repetiu em outros lugares, por exemplo:
Os computadores do programa "Acessa Escola" ainda não entraram em ação na Escola Estadual Bispo Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, em Jundiaí. Segundo uma fonte ligada à instituição - que preferiu não se identificar - os equipamentos estão no local desde o dia 5 de julho, encaixotados. A fonte ainda afirmou que os estudantes estagiários selecionados para atuar como monitores na sala do ´acessa´ ficam parados o dia todo, sem ter o que fazer.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado (que desenvolve o programa em parceria com a Secretaria de Gestão Pública), os computadores começarão a ser instalados nessa escola no dia 5 de outubro e o processo de adequação do espaço, incluindo infraestrutura e mobiliário, já está concluído.
(continua)
Desejamos um futuro de sucesso aos formandos - e que o lanche de hoje seja melhor.

PS- Na agenda do Governador de hoje consta o seguinte:
Serra lança Guia de Políticas Públicas da Juventude
O governador José Serra lança nesta quinta-feira, 10, um guia de bolso com políticas públicas estaduais especialmente dedicadas a juventude. O material é dividido em cinco grandes seções: Estude, Trabalhe, Divirta-se, Viva com Saúde e Faça Política. Em cada uma delas é possível encontrar programas, projetos, eventos culturais e demais ações voltadas ao jovem. Ao todo, são 30 programas de 12 secretarias estaduais.
O guia, elaborado pela Coordenadoria Estadual de Juventude, órgão da Secretaria de Relações Institucionais, possui vocabulário próprio dos jovens e será enviado a todas as escolas da rede pública estadual.
O evento também marcará a entrega de certificados a 1.320 alunos do Ensino Médio que em 2009 concluíram seu estágio como agentes de inclusão do Programa Acessa Escola na capital.

Um comentário:

  1. Tem nada não.
    Estou recomendando aos pais que no ano que vem deem o troco.
    Não votando em ninguém do PSDB,não é garantia que os pais votem certo, mas com certeza votanto no PSDB é certeza de estarem errando.
    Na última reunião que tivemos na COGESP, o Sr. José Benedito, coordenador da Cogesp, ele disse ao Manuel Tertuliano:
    Desista, vocês nunca vão fiscalizar a escola.
    O Tertuliano é membro do Forum em Defesa dos Direitos da Criança e adolescente, e incasável batalhador pela escola de qualidade.
    Notei que a única hora que se abalaram um pouquinho, foi quando falei.
    -Tem nada não, vocês podem tirar proveiro do puleiro enquanto puderem, ano que vem tem eleição. A gente dá o troco....
    É isso....
    Ano que vem ano eleitoral, hora de chutar da medalhinha para cima...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.