sábado, 13 de junho de 2009

The Souza Brothers

No dia 12 de junho de 2009, Paulo Henrique Amorim publica mensagem de um freqüentador do Conversa Afiada sob o post As ligações entre Serra e Di Gênio são “distantes”. Trata do fato de Paulo Renato Costa Souza ter um irmão de nome Marcelo Renato Souza, que faz e desfaz na UNIP do Sr. Di Genio (ou Gênio como citam algumas fontes).

Daí o CloacaNews me perguntou, dia 13 de junho: NaMaria, você sabia desse irmão do Paulo Renato? - No que eu respondi:

Sim, eu sei desse irmão, como também sei do outro irmão, o advogado.
O Marco Antônio Costa Souza, que foi advogado da Microsoft quando o Paulo Renato Costa Souza era Ministro do MEC.

Muito se falou à época sobre as facilidades para a entrada triunfal da praga do Bill Gates em tudo que foi canto governamental deste mísero país. Pois sim. Isso deu pequeno furdunço, obviamente abafado como convém à gente de boa estirpe feito os envolvidos.

Lembra do ProInfo? Lembra do FUST? Há muitas histórias aí. Mas por enquanto vamos nos ater ao Souza Brother Advogado, depois ao Souza Brother UNIP, depois ao PROINFO, em seguida ao FUST, para chegarmos à Positivo Informática, essa gigante nacional - tudo passando pela fabulosa Microsoft, é claro. Teremos muitos posts no futuro.

Leituras recomendáveis:
1) Microsoft: Irmão de ministro - CMI Brasil
2) Parentesco no MEC beneficia Microsoft, diz No. - Plantão Info / E-Business
3) Microsoft: de olho no MEC - CMI Brasil
4) Ms & MEC, Relações Perigosas - Observatório da Imprensa
5) Agressão a Brasília - Radiobras - Sinopse - Resumo dos Jornais: Correio Brasiliense
6) Janela Indiscreta - Suspeita de favorecimento à Microsoft tumultua a megalicitação... - IstoÉ /Dinheiro na Web
7) Dossiê FUST - só para ter uma pequena idéia

Os irmãos ficaram chocados com a descoberta e divulgação dos laços familiares, ainda mais com a suposição de ter havido favorecimento nas negociações com a Microsoft para o FUST à época. Então, talvez para lavar a honra e levar a história para debaixo do tapete, em 2001, The Souza Brothers envolveram-se em ação por dano moral (Processo: 2001 01 1 099712-9) contra o Correio Brasiliense e a repórter, cujo nome é poesia, Guaíra Índia Flor da Rocha, só por ela ter citado na matéria A Passos Lentos o fato dos dois serem irmãos. Os valores pedidos eram "altos": em Reais, 50 mil para o Paulo Renato e 30 mil para o Marco Antônio. O advogado foi o famoso José Augusto Rangel de Alckmin - e outro(s). Perderam. Pode-se acompanhar o que está registrado no Diário Oficial / Caderno da Justiça através destes links: 22/novembro/2005 ; 27/abril/2006 e 19/julho/2006.

Atualmente o Dr. Marco Antônio Costa Souza continua na lida, entre outras atividades, na Audit One Consultoria. Tal empresa tem várias ofertas, tais como analisar se o software (principalmente os da empresa para a qual trabalhou) são válidos ou piratas. Ganha-se muito dinheiro com isto ao processar (ou defender) as pessoas, sem dúvida. Mas o Brother Lawyer também ministra palestras, seminários... Curiosidades podem ser tiradas no site citado, percorrendo os links ao pé das páginas.
O advogado também é conselheiro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.